quarta-feira, 17 de agosto de 2016

A Importância da Segurança do Trabalho

  A maioria das pessoas quando ouve falar em Segurança do Trabalho, cria logo aquela imagem de um homem forte e alto que fica de guarda protegendo um local. Mas não, nesse caso, Segurança do Trabalho é um conjunto de medidas que visam melhorar as condições de trabalho, minimizando ou eliminando os riscos de acidentes e protegendo a vida dos trabalhadores.
 Muitas pessoas não dão trela para essa área, mas saibam que é de extrema importância, pois do jeito que alguém sai pra trabalhar, quer voltar do mesmo modo. Mas sabemos que muitas vezes não é assim.

 Essa semana mesmo recebi a notícia de que um parente meu havia se acidentado no trabalho. Ele teve 80% do corpo queimado com caldo de cana de açúcar que caiu sobre ele enquanto abria um local para realizar a limpeza. Houve uma falta de comunicação e sinalização, pois se alguém o tivesse avisado, fixado uma placa que proibisse a abertura do local ou até mesmo tivesse trancado, esse acidente não teria acontecido. A pior parte é que mesmo depois de ter sido socorrido, ele veio a falecer um dia depois, pois a alta temperatura cozinhou seus órgãos e secou toda a água de seu corpo, parando seus rins.

 Então veja, eu, como futura Técnica em Segurança do Trabalho, fiquei chocada com a história e fico pensando em como seria se eu estivesse lá. Eu poderia ter evitado o acidente, pois nosso trabalho é analisar, minimizar ou eliminar riscos de acidentes, além de dar treinamentos aos trabalhadores.
 Investir em Segurança não é sinônimo de gastos, mas sim, de investimentos (pois implica em mudar alguns hábitos, compra de EPIs, dentre outras coisas).
 Com os investimentos certos nessa área, podemos fazer com que os trabalhadores produzam mais e melhor, além de estarmos preservando vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário