quarta-feira, 22 de julho de 2015

Redução da maioridade penal - 2

 No começo do mês de julho, a PEC que reduziria a maioridade penal de 18 para 16 anos foi levada à votação. A princípio a emenda foi rejeitada, mas um dia depois, foi aprovada.
 Essa emenda visa prender jovens por homicídio, lesão grave e crime hediondo.

 Será que essa foi a melhor opção?
 Enquanto esse assunto repercutia no Brasil, os EUA estava pensando o contrário: o aumento da maioridade penal. Um banho de água gelada nos brasileiros.

 Não dá pra mentir que em nosso país o número de jovens delinquentes aumenta cada vez mais, e que não incluem apenas o roubo. Mas pense bem: se colocar um jovem numa cadeia, junto à outros infratores da lei que cometeram crimes mais perversos que esse garoto, o que você acha que iria acontecer? Com certeza iriam ensinar àquele garoto outras artimanhas, ou seja, se tornaria a escola do crime. Ao invés de tentar conserta-lo, isolando-o da sociedade, iria "estraga-lo" ainda mais.
 Outro fator importante também: para manter um aluno mensalmente, o custo gira em torno de R$ 300,00 , enquanto manter um detendo são quase R$ 3.000, 00. E as cadeias já estão super lotadas!

 Na Fundação Casa, os jovens não são apenas "mantidos", lá dentro há regras, e aulas de diferentes assuntos. Lá, a chance de saírem melhor do que entraram são maiores do que se os colocassem no presídio, e por isso, há pessoas que ainda são contra a PEC, alegando que o dinheiro que fosse para os presídios seriam muito bem investidos em escolas.
 Não que tudo se resolva com um livro e uma caneta em mãos, mas o suporte é mais garantido.

 Afinal, quando uma criança faz malcriação, você faz o que? Bate ou ensina pacientemente as consequências que acarretarão para ela se ela continuar a fazer aquilo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário