terça-feira, 31 de março de 2015

Redução da Maioridade Penal

 Hoje (31),depois de 21 anos apresentada,a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) aprovou a PEC,que visa reduzir a maioridade penal de 18 anos,para 16.
 Durante a decisão da aprovação da PEC,houve a presença de manifestantes que eram a favor,e os que não eram.
 Vários partidos foram contra essa aprovação,e dentre eles estava o PT.

 Sabemos que nosso país tem seus motivos para querer aprovar essa proposta,porque cada vez mais o número de jovens criminosos vem crescendo.
 Mas já perceberam que a maioria deles vem de localidades com condições precárias,com uma renda familiar baixa,ou vivem em "zonas de beco" -o que leva ao incentivo do uso da droga,que acarreta no vício e na vontade de manter o vício,não tendo outra opção,a não ser roubar.
 Não é só o furto que vem ao caso.Já presenciamos fatos chocantes,como adolescentes que já assassinaram membros de sua família.

 A redução penal não é a saída certa para melhorar essa situação.Já pensaram que no dinheiro que irão gastar construindo presídios,poderia ir para as escolas? Melhorar infraestrutura,investir em projetos que despertariam interesse nos jovens...

 O deputado do PC do B,Orlando Silva -que é contra a proposta,disse "Uma modificação causará estranheza por parte dos países mais avançados,das democracias mais maduras,que aprenderam a respeitar os direitos humanos. [...]"
 Bem como o deputado que é a favor,Evandro Cherini,do PDT,reforça "É uma tentativa de que essa mudança possa,quem sabe,diminuir,através do medo do crime,a certeza da impunidade,que a sociedade toda tem.A sociedade comete crime,porque tem certeza que vai ser impune. [...]"

  Outro problema em pauta também é a discussão de que o menor pego em flagrante,e for preso,poderá futuramente voltar a cometer o crime,e se tornar até mais violento.
 Reduzir a maioridade penal não irá diminuir a violência...pode acontecer até o contrário!

 O menor já tem a mentalidade de que cometer crimes é errado e lhe acarreta várias consequências,mas porque não tentar ao menos dar uma segunda chance e reparar o erro,ao invés de tentar punir-lo jogando-o num lugar totalmente horrível?
 Educar é mais eficiente do que punir!

 Sou contra essa proposta,e sabemos que se aprovarem,uma nova onda de manifestações acontecerá novamente.
 Mas diante dos fatos apresentados,qual a sua posição em relação ao assunto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário